O WINWORK
O principal objetivo do projeto WinWORK é promover a saúde e o bem-estar nos locais de trabalho, através de uma intervenção multidisciplinar e inovadora com participação ativa das partes interessadas.
O objetivo principal desta atividade é cocriar uma intervenção em saúde e ergonomia para os locais de trabalho, recorrendo a uma abordagem participativa de todas partes interessadas na promoção da saúde nos locais de trabalho.
Esta atividade tem como objetivo desenhar um programa multidisciplinar dirigido a diferentes níveis organizacionais de trabalhadores das organizações, com o intuito de produzir mudanças concertadas para da criação de ambientes de trabalho mais saudáveis. Os resultados da atividade 1 serão a base para o desenho das ações de capacitação de líderes e trabalhadores, bem como dos programas de intervenção e suporte às mudança e adoção de comportamentos que protejam e promovam a sua saúde e bem-estar.
O objetivo principal desta atividade é desenvolver/adaptar e aplicar ferramentas virtuais imersivas de aprendizagem e aplicações interativas adaptadas às exigências físicas e mentais do trabalho e que promovam a aquisição de competências em saúde e ergonomia nos locais e trabalho.
Esta atividade visa testar em diferente contexto de trabalho a aceitabilidade e eficácia das ações piloto com vista a: i) capacitar e sensibilizar líderes e trabalhadores para adoção de comportamentos que protejam e promovam saúde e bem-estar físico e mental em contexto laboral; ii) assistir, através de um plano de intervenção multidisciplinar, os trabalhadores e líderes a incorporar progressivamente mudanças de comportamentos e ambientes que promovam saúde em bem-estar em contexto laboral.
A criação da estrutura de gestão e coordenação geral do projeto, o controlo e o formato das reuniões de trabalho, o controlo da qualidade e gestão de riscos, serão os objetivos principais desta atividade, na qual participarão todos os parceiros.
Esta atividade destina-se a garantir uma comunicação efetiva, transparente e impactante do WinWORK na medida atividades, ações, resultados e entregáveis, bem como o próprio programa do POCTEP nos diversos canais de comunicação e geografias – e é, nessa base, que todas as ações desta atividade foram pensadas.
E2S | P. PORTO
A Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto (E2S | P. PORTO) é uma das oito Unidades Orgânicas do P.PORTO, estando vocacionada para o ensino, investigação e prestação de serviços na área das Ciências e Tecnologias da Saúde. Oferece 12 licenciaturas, 14 mestrados (3 dos quais em parceria) e vários cursos de formação não conducente a grau. Uma das unidades de investigação é o Centro de Investigação em Saúde Translacional e Biotecnologia Médico (TBIO), que tem uma linha de investigação dedicada aos fatores humanos, estilos de vida e aos locais de trabalho saudáveis.
IPG
O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) tem experiência prévia em vários projetos e através da sua Unidade de Investigação (UDI) participou na gestão de projetos europeus cofinanciados, de cooperação territorial, de investigação científica aplicada e de inovação. O IPG tem um corpo docente e investigadores altamente qualificados que atuam na área da atividade física e saúde, saúde no trabalho, saúde ocupacional e gestão de recursos humanos. Nos últimos anos, tem participado e liderado vários projetos de investigação e de intervenção na comunidade na área da promoção da atividade física e saúde. Destaca-se o projeto MEW (Erasmus+ 590642-EPP-1-2017-1-IT-SPO-SCP) cujo objetivo centrou-se na criação de ambientes saudáveis de bem-estar em contexto laboral.
UC
As atividades principais da Universidade de Coimbra (UC) são o ensino, a investigação e a transferência de conhecimento. É uma instituição de direito público criada em 1290, que integra doze unidades orgânicas de ensino e investigação, bem como um conjunto de 9 unidades de extensão cultural e de apoio à formação. A equipa de recursos humanos do projeto pertence à Faculdade de Ciências e Tecnologia e à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação. Todos os elementos têm formação em Psicologia (Psicologia do Trabalho, das Organizações e dos Recursos Humanos, e, Psicologia Social) Dotados de competências, background e experiência, necessárias para alcance do objetivo de tornar mais saudáveis os locais de trabalho.
AEP
COCISB
As diferentes competências relevantes que a Cámara de Comercio de Badajoz traz para a proposta vão desde a formação, aconselhamento empresarial, conhecimento do setor, entre outros.
USAL
A USAL tem uma vasta experiência na área dos Projetos POCTEP. Implementou 16 projetos dos quais foram adquiridas as seguintes competências relevantes para este projeto: liderança em gestão de projetos, gestão económico-financeira, trabalho em equipa, planeamento e gestão do tempo, comunicação com utilizadores, desenvolvimento de plataformas virtuais, apresentação e gestão de projetos europeus em entidades locais, técnicas de negociação, pensamento ético e sustentável, inovação social, capacidade de mobilização e motivação de entidades e parceiros, colaboração universidade-sociedade-empresa e inovação na gestão de espaços e ambientes saudáveis em contexto de trabalho.
CCMIJU
O CCMIJU é uma instituição multidisciplinar dedicada à investigação, formação e inovação na área da saúde. O CCMIJU tem participado em relevantes projetos internacionais e nacionais, de análise e melhoria das condições ergonómicas dos profissionais de saúde na área da cirurgia minimamente invasiva (TREMIRS, Train4OrthoMIS), bem como no desenvolvimento de soluções baseadas em tecnologias imersivas para a formação em profissionais de saúde (MIREIA, S4Game). A sua vasta experiência em gestão de projetos garante a sua capacidade técnica e administrativa para este projeto, avalizada pelo Certificado de Qualidade AENOR (ER-0430/2002).